Plantas De Processamento De Gás Natural
O adoçamento do gás se faz com o final de remover o H2S e CO2 do gás natural. A concentração do H2S no ar ou num gás natural se costuma dar em diferentes unidades. Onde, %(V) é a concentração em porcentagem por volume e ppm (V) é a concentração em partes por milhão por volume.
Adoçamento. Onde se reduz por qualquer mecanismo de contato com o H2S e CO2 no gás. Isso é feito em uma unidade de adoçamento e dela sai o gás livre destes poluentes, ou, no mínimo, com um tema de tais igual ou abaixo dos conteúdos aceitáveis. Gabarito. Nesta fase a substância que extraiu os gases ácidos é submetido a um modo de separação onde se extraem os gases ácidos, a fim de que possa reciclar para uma nova etapa de adoçamento. Os gases que se devem desprender são, obviamente, em primeiro território, o H2S e CO2, todavia bem como é possível que haja outros compostos sulfurados como mercaptans (RSR), sulfetos de carbonila (SCO) e dissulfeto de carbono (CS2).
Recuperação do Enxofre. Como o H2S é um gás altamente tóxico e de trabalhoso manuseio, é preferível converter em enxofre elementar, ou seja feito pela unidade de sistema de recuperação de enxofre. Esta unidade nem sempre você tem em processos de adoçamento todavia no momento em que a quantidade de H2S é alta se faz necessária. Na unidade sistema de recuperação de enxofre é transformado de noventa a 97% do H2S em enxofre sólido ou líquido.
O intuito fundamental da unidade sistema de recuperação de enxofre é a transformação do H2S, apesar de que o enxofre obtido é de característica aceitável, na maior parte das vezes, pra comercializá-lo. Limpeza do gás residual. Esquema Geral de um Processo de Adoçamento de Gás Natural, Mostrando as Etapas do Processo. Efeitos Fisiológicos da Concentração de H2S no Ar(1). Estes processos caracterizam-se pelo motivo de o gás azedo entra em contato em contracorrente com uma solução na qual há uma substância que reage com os gases ácidos. O contato é feito numa torre conhecida como contactora pela qual a solução entra pela parcela superior e o gás entra na porção inferior.
As reações que ocorrem entre a solução e os gases ácidos são reversíveis e, desta forma, a solução ao sair da torre você envia a regeneração. Os processos com aminas são os mais populares dessa classe e, posteriormente, os processos com carbonato.
O método com aminas mais velho e mais famoso é o MEA. Em geral, os processos com aminas são os mais usados pela tua boa perícia de extração, pequeno custo e versatilidade no projeto e operação. As alcanol-aminas mais usadas são: Monoetanolamina (MEA), Dietanolamina (DEA), titanato de trietanolamina (TEA), Diglicolamina (DGA), Diisopropanolamina (DIPA) e Metildietanolamina (MDEA). A Tabela dezenove mostra novas das propriedades mais consideráveis delas.
Os processos com aminas são aplicáveis quando os gases ácidos possuem baixa pressão parcial e requerem baixas concentrações do gás ácido no gás de saída ( gás residual). Como se poderá apreciar as três reações anteriores se conseguem conceder em um sentido ou em outro. Quando é da esquerda pra direita tem-se o recurso de adoçamento e há realização de calor, isto é, que a torre contactora se aquece.
Para regenerar a amina se precisa ter a reação da direita para a esquerda, ou seja, que a solução de amina, que sai da torre contactora se aplica calor pra recuperar a amina. A experiência relativa tomada em relação à de MEA para a absorção de H2S.
- O azeite de oliva extra-virgem poderá prevenir o câncer de mama
- Pacquiao Aims for Four and Six): Real Histórica Part 1, Part 2, Part 3
- dois Inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina
- Peso: Cinquenta e três kg
A TEA quase foi substituída pela DEA e a MEA devido à tua baixa prática relativa pra remover H2S; idêntico situação acontece com as novas etanol-amina. Algumas plantas utilizam misturas de glicol e aminas, para desidratação e dessulfurização simultâneas. A solução utilizada normalmente contém de 10 a 30% de MEA, de 45% a 85% por peso de TEG e de 5 a 25% em peso de água. Estes processos simultâneos são eficazes se as temperaturas não são muito altas e a quantidade de água a diminuir é baixa.
Os tanques de armazenamento e contrapartida da MEA, necessitam ter um colchão de gás para impossibilitar que estipule contato com o ar, porque oxida. No modo de regeneração da amina ao colocar calor pra solução rica reversan as reações do H2S e CO2 com as aminas, contudo não as reações com CS, CS2 e RSR que produzem compostos insolúveis. Para puxar esses contaminantes se utiliza um regenerador ou purificador, conhecido como “reivindicador”.