Como Funciona A Inteligência De Enxame? 1
Tecnologia

Como Funciona A Inteligência De Enxame?

Enquanto a IA centra-se na criação de máquinas inteligentes que executam tarefas humanas, um algoritmo fundado no ser humano, que aproveita o poder da multidão para fazer previsões, fornece uma exatidão memorável. Desde a década de 1950, quando os pesquisadores começaram a procurar maneiras de fazer inteligência artificial, colocou muita ênfase no desenvolvimento de redes neurais artificiais, que constroem a inteligência do zero. Ao dar a volta a esse conceito, uma abordagem chamada “inteligência artificial de enxame” usa o poder da meio ambiente de uma outra forma: aproveitando grupos de mentes humanas pra fazer previsões a respeito acontecimentos do universo real.

O Dr. Louis Rosenberg, Diretor Geral de Unanimous AI, está montando uma plataforma de software, a UNU, que reúne grupos para a tomada de decisões coletivas. “O que é diferente disto é que mantém basicamente as pessoas dentro”, comentou. Não é tecnicamente IA:”se um programa não podes ser inteligente sem pessoas, não é artificialmente inteligente”, citou Roman Yampolskiy, diretor do Laboratório de segurança cibernética da Universidade de Louisville. E o conceito de “percepção da multidão”, derivado dos modelos de computação baseados no ser humano, remonta, pelo menos, 12 anos atrás. O respectivo Yampolskiy construiu um algoritmo parelho, apelidado de “Sabedoria das multidões artificiais”, a partir de um grupo de “agentes inteligentes simulados” pra fazer previsões.

Unanimous AI que você usou é fascinante. A plataforma da UNU vem sendo notavelmente precisas, até neste instante, a previsão dos resultados de coisas como o Oscar do ano anterior, o Superbowl e até mesmo as carreiras políticas. Ver: 7 tendências de inteligência artificial em 2019: `Como em 2015 com esteróides?

A idéia por trás da inteligência de enxame é assimilar com o que ocorre na meio ambiente. “É sendo assim que os peixes formam cardumes e as aves formam bandos e as abelhas, enxames”, citou Rosenberg. Este tipo de inteligência de enxame, há que ter em conta, não é exatamente o mesmo que outro tipo chamado “flocagem”, que se aplica a robótica. O”flocking” é uma forma em que os grupos podem navegar eficientemente de um a outro lado dos ambientes, confiando uns nos outros para adquirir ajuda.

“Há uma extenso quantidade de conhecimento, percepção e intuição nos grupos que trabalhamos pra aproveitar”, disse Rosenberg, “para formar inteligência que ampliado suas habilidades naturais”. A abelha melífera, comentou Rosenberg, que é “notável” no momento em que se trata de tomar decisões, é a inspiração pros tipos de sistemas que cria. “A maioria das pessoas não se oferece conta de quão surpreendentes que são”, alegou Rosenberg.

  1. 1 Versões 1.1 iOS 9.0.Um
  2. um Definição de Sistema
  3. No menu editar, clique em Colar
  4. quatro Interface de fax e pc
  5. cinco A polémica em Itália: comissão de cidadania
  6. 181 RE.:Outra vez
  7. Watusiman (discussão) 00:29 dez jul 2017 (UTC)
  8. Mensagens: 6.996

Imagine isto: a cada ano, as abelhas do mel precisam isolar-se de tua colônia e enviar abelhas exploradoras para encontrar uma nova localização pro teu novo lar. Centenas de exploradores são enviados, alguns viajando até 30 milhas quadradas pra achar o mais recomendado novo lar, e voltando pra colméia para formar um enxame e fazer uma avaliação dos novos ambientes. Entre quatrocentos e 600 abelhas participam em um “baile de sacudir” pra transportar o detalhe ao grupo.

“O enxame é a maneira em que tomam esta decisão”, citou Rosenberg. “É uma decisão muito complexa. Estão considerando uma série de variáveis perturbadoras”. O professor Healy de Cornell descobriu que as abelhas são o sítio melhor em mais de 80% dos casos, comentou Rosenberg.

Enquanto que as abelhas se dedicam à “negociação em tempo real”, os seres humanos, por vezes, ter um questão desigual e menos preciso para fazer previsões. Tipicamente, os humanos fazem uso urnas e votos, que Rosenberg chama de “primitivos”. Frequentemente estão errados, falou ele, visto que eles estão polarizando.

“No espaço de encontrar um terreno comum, obrigam-nos a nos agarrar nas previsões e dificultam a descobrir a ótima resposta pro grupo. Assim que Unanimous AI pretende impossibilitar a trincheira interior e a estagnação, imitando as abelhas, que, por intermédio de “milhões de anos de prosperidade, chegarão a decisão que for melhor para todo o grupo”.

Como dá certo a inteligência de enxame? A UNU é uma plataforma on-line que qualquer um pode fazer login e responder as dúvidas como um enxame. “A gente se beneficia quando formam um sistema em tempo real como o fazem as abelhas, os peixes e os pássaros, no espaço que a gente emita um único voto, como o faz a gente”, falou Rosenberg. O enxame pela ação, alegou Rosenberg, é um pouco como “uma tábua de Ouija em massa on-line”.