↑ SECTUR O Que É O Turismo De Natureza?
Apoiar os direitos humanos universais e as leis trabalhistas. Apesar de tua curta vida, o ecoturismo é visto por vários grupos de conservação, organizações internacionais e governos como uma escolha realizável de desenvolvimento sustentável. O livro “Nosso Futuro Comum”, conhecido como Relatório Brundtland) foi montado na Comissão Mundial a respeito Meio ambiente e Desenvolvimento da ONU, em 1987, liderada na doutora noruega Gro Harlem Brundtland.
O de 2002 é considerado como o Ano Internacional do Ecoturismo e de dezenove a vinte e dois de maio de 2002, foi produzido pela cidade de Quebec, Canadá, a Cúpula Mundial de Ecoturismo. Desenvolvimento de Produtos, Marketing e Promoção, com estudos de mercado e promoção, criação de produtos sustentáveis, a cooperação de inúmeros agentes, educação ambiental, relações de cooperação entre os setores público e privado. Monitoramento dos Custos e Benefícios com a cooperação pra conservação ambiental, efeitos potenciais, adoção de medidas de prevenção, integração em supervisionamento e avaliação, necessidades de busca e sistemas de gestão. Na prática, mostra-se um problema para definir o que é o turismo ecológico e o que não é.
Turismo de aventura, sol e praia, camping, pesca ou cada atividade de turismo de convivência com a natureza não é necessariamente ecoturismo, pela maioria dos casos, é apenas turismo de natureza ou turismo verde. Nelas, reconhecem que o termo ecoturismo mantém um duplo sentido, por um lado, expõe-se a um conceito construído perante um conjunto de princípios e, por outro lado, há referência a um segmento de mercado. Contribui pra conservação da biodiversidade.
Sustenta o bem-estar da população recinto. Envolve a ação responsável pelo quota de turistas e da indústria do turismo. É oferecido principalmente pra grupos pequenos por pequenas organizações. Requer o menor consumo possível de recursos não-renováveis, e a utilização de fontes de energia renovável (biomassa, energia solar, eólica). Enfatiza a participação local, domínio e oportunidade de negócios pra população rural.
A SECTUR há diferença entre Turismo de Natureza e Ecoturismo, que tem dividido o Turismo de Natureza em 3 grandes segmentos, Ecoturismo, turismo de aventura e turismo rural. Outra definição poderá ser “viajar de modo responsável para áreas naturais preservando o ecossistema e melhorando o bem-estar das comunidades locais”.
de acordo com a WWF (2003), esse conceito expõe-se à “aquelas organizações ecoturísticas que gerencia a favor de uma comunidade”, entendendo-se como tal “grupo de pessoas que vivem na mesma área geográfica e que se identificam como pertencentes ao mesmo grupo”. Hoje em dia, o turismo é considerado a superior indústria de serviços do mundo. Segundo os especialistas, o ecoturismo é o sector do turismo que rapidamente está crescendo e, nos anos noventa, houve um vasto interesse sobre o potencial do mercado verde para uma amplo variedade de bens e serviços. As corporações e os especialistas apresentam um avanço entre 10% e 15% no mundo inteiro.
“As populações locais ou próximas ao plano natural, não recebem os recursos financeiros adequados ou muito poucos. Sentem-se marginalizadas frente ao crescimento dos ecoturistas visitantes, e vem como o proveito econômico colabora grupos alheios e com poucas implicações favoráveis para as comunidades do espaço”. Os turistas que visitam áreas prístinas podem causar danos, direta ou indiretamente, à flora e à fauna. Por vezes, recorre-se à alimentação de animais (macacos, aves, crocodilos), para que os ecoturistas possam vê-los melhor e fotografados.
- 7 Não é nem sequer uma coisa nem ao menos outra,
- Jim Braddock: A Família e Os Amigos por Trás da Lenda
- Kelly Judith Durand Saldaña (Avança País – Jogo de Integração Social)
- 1992 God’s Great Banana Skin
- 16 – Catedral Alexander Nevsky
- Xabi Alonso: “Ao ultrapassar a Itália nos demos
- Broward County Main Library, biblioteca premiada
- dois História 2.Um Século XX
Isto podes causar problemas nos costumes de certos animais, especialmente quando se suspende a essa prática. As construções turísticas (hotéis, restaurantes, lojas diversas) acham-se muito perto do recurso natural, ou com estilos arquitetônicos que não se harmonizam na paisagem.
Há frequentemente efeitos colaterais em conexão à contaminação das águas do mar, acúmulo de processos deficientes de resíduos sólidos, ruído exagerado, iluminação nociva à noite (tais como, perto de praias onde desovam as tartarugas marinhas). É dada pouca seriedade à “inteligência de carga” da área visitada, no momento em que esta é sensível. Algumas práticas, como permitir só a entrada pra um número restrito de visitantes por menos espaçar os grupos com seus dias ou diversificar as trajetórias, ainda não estão difundidos. Muitas promoções do turismo ecológico, destinam-se somente pra atrair o turismo estrangeiro, ao especular que são eles que têm um grande poder econômico.
várias vezes não se presta a devida atenção ao turismo nacional ou grupos escolares locais, com escassos rendimentos discricionários para viajar. Independentemente das diferentes interpretações e de um adequado aproveitamento do termo ecoturismo por porção da indústria do turismo, há uma linha dominante que argumenta um desenvolvimento muito enorme.